quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Amizade \o/

"A amizade começa quando, estando juntas, duas pessoas podem permanecer em silêncio sem se sentirem constrangidas." (Tyson Gentry)

"A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas." (Francis Bacon)

"Os verdadeiros amigos são como as estrelas. Não as vemos toda hora, mas sabemos que existem." (Marina de Almeida Camargo)

"A amizade é um amor que nunca morre." (Mário Quintana)

"A amizade pode existir entre as pessoas mais desiguais. Ela as torna iguais." (Aristóteles)

"Nenhum caminho é longo demais quando um amigo nos acompanha." (Autor desconhecido)

"Um amigo é aquele que te permite ajudar" (U2)

"A amizade é haver uma alma em dois corpos." (Aristóteles)

"Um irmão pode não ser um amigo, mas um amigo será sempre um irmão." (Demétrio)

"A falta de amigos faz com que o mundo pareça um deserto." (Bacon)

"Amigos são aquelas pessoas raras que nos perguntam como estamos e depois ficam à espera da resposta." (E. Cunningham)

"Amigo é um irmão que a gente escolhe. " (Autor desconhecido)

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Só 2 meses...

Setembro tá chegando no fim, e o Vestibular tá chegando. Bem, pra alguns isso é um alívio, pra outros, mais motivo de desespero. Pra mim, vai ser meu primeiro vestibular do outro lado, que eu não vou mais fazer prova (parece até estranho um ano acabar sem eu fazer prova :P), ao invés disso vou ficar no QG do Alvo torcendo pelos meus amigos.

Eu sempre digo que vestibular é como se fosse um jogo. Você não precisa ser um Albert Einstein, nem saber tudo, pra passar. Você precisa, sim, ter uma boa estratégia, então vão aí alguns conselhos de alguém que já tá há 3 anos nessa história:

Primeiro, essa época do ano é crítica. Muita gente tá à beira de um colapso (nos últimos 2 anos por exemplo, eu tava... Ano passado inclusive eu cheguei a um nível de stress absurdo em meados de Outubro). Então, é hora de parar e refletir. Duas possibilidades: você cumpriu seu papel no ano, ou não.

Se sim, é hora de, dependendo do seu curso, dar uma pisada no freio, maior ou menos. É hora de ter mais momentos de lazer, ir ao cinema, passar tardes com os amigos, se livrar das preocupações, pelo menos momentaneamente. É óbvio que o desgaste não vai diminuir se você não seguir com cautela, então é melhor desacelerar do que chegar na prova sob um stress gigante.

Se não, e se você realmente quiser passar, é hora de otimizar o processo. Não vai dar mais tempo de estudar os assuntos, então estude como resolver a prova. Estude a prova, as questões. Chegue lá no dia da sua prova sabendo como é a cara da Covest ou da UPE. Garanto que você vai saber resolver muita coisa que aparecer lá, porque essas provas são bem repetitivas ao longo dos anos. Se tiver amigos desenrolados em alguma matéria, ou se tiver monitores ou professores à disposição, aproveite o máximo que puder. Isso vale pra todo mundo, não só pra quem enquadra nesse parágrafo.

Segundo, ter medo da prova é normal. Só não tem medo quem não estudou, já que vai entrar como franco-atirador. Qualquer coisa que vier, é lucro. Pode ter certeza, seus concorrentes estão tão cansados e com medo da prova quanto você. Ter medo não é sinal de fraqueza.

Ainda na comparação com um jogo, é como se até agora fossem as preparações, concentrações (os estudos), os amistosos (simulados, provas de colégio), e agora vai começar a final. Portanto, concentração máxima, corte os excessos, durma mais (e melhor), se alimente bem. Entre em campo no melhor de sua forma. Acredite, tenha fé, se aproxime mais daqueles que lhe transferem a melhor energia. Lembre-se que você não está sozinho nessa, muita gente tá do seu lado(e como só quem vai ler isso aqui são amigos meus, lembre que eu também estou \o).