- Começar pelo começo eh bom né? Então, primeiro dia de aula, único dia que eu tive carona de mainha pra ir pra UFPE, um engarrafamento gigante, mais de 2 horas no carro, pra chegar lá de 19:30 e descobrir que não ia ter aula, só no dia seguinte :P
- Ter aulas de conjuntos, funções, trigonometria, complexos, polinômios, matrizes, determinantes e sistemas lineares, tudo de novo.
- Tentar aceitar que o pobre do zero não é natural.
- A contra-positiva de "se n e m são inteiros pares, então n + m é par" é "se n + m é ímpar, então n ou m é ímpar". Mas quando n e m são ímpares, n + m é par, então a contra-positiva "deveria" ser "se n + m é ímpar, então ou n ou m é ímpar" na cabeça de um monte de gente da sala. Nas palavras de um aluno de Física: "É como se tipo, João ou Paulo vai ao cinema. Se os dois forem, é como se eles acabassem não indo." oO HUEAHUHUEAH Deu tilt :P. Só pra constar, a primeira contra-positiva tá certa, eh assim mesmo, apesar de parecer estranho.
- Toda reta é uma curva :P
- O Princípio da Indução. Você aprende ele mais ou menos no primeiro período, no segundo continua sabendo mais ou menos... No sexto continua sabendo mais ou menos... Você se forma e continua sabendo mais ou menos :P
- Prove que a + b = b + a.
- Demonstre o Binômio de Newton usando o Princípio da Indução (esse eu morro e não aprendo :P)
- As questões impossíveis das listas de Matemática L1 e do livro de Princípio de Contagem.
- Algumas pessoas escreveram na primeira prova de Analítica coisas do tipo 1/1 = 1/0 = 0/0. Isso levou o professor (grande mestre Adriano Pedrosa) a passar uma aula inteira contando essas historinhas que se seguem:a=b
a²=ab (multiplicando a nos dois membros)
a²-b²=ab-b² (agora subtraindo b² nos dois membros)
(a+b)(a-b)=b(a-b) (simplificando)
a+b=b (dividindo todo mundo por (a-b))
b+b=b (pois a=b)
2b=b
2=1 (dividindo todo mundo por b)É claro que isso tá falso. 2 é 2 e 1 é 1. Mas, onde está o erro? Ele tá quando dividimos todo mundo por a-b. Como a=b, a-b = 0. Logo, estamos fazendo (a+b).0/0 = b.0/0. 0/0 é uma indeterminação, é igual a qualquer coisa. Não se pode escolher o valor dele e colocar numa conta qualquer. Pra lembrar disso, é só lembrar que, se 0/0 puder entrar nas contas, 2=1 =]
A outra historinha agora. Uma senhora fazia bolinhos pra vender. No entanto, todos os dias, duas crianças pobres passavam pela casa dela pedindo algo de comer, e ela sempre que podia entregava alguns bolinhos a elas.
Certo dia, as crianças chegaram lá, e a senhora lhes deu dois bolinhos. Quantos bolinhos foram entregues, por criança? 2/2 = 1 bolinho por criança. No dia seguinte, as vendas aumentaram, e a senhora não teve bolinhos para dar para as crianças, quando elas passaram lá, no final do expediente. Quantos bolinhos foram, por criança, dessa vez? 0/2 = 0 bolinho por criança.
A senhora, então, para não decepcionar as crianças mais uma vez, separou logo dois bolinhos no começo do dia para dar a eles. No entanto, as crianças pararam pra pensar: se no primeiro dia elas ganharam dois bolinhos, e no segundo não ganharam nenhum, hoje era bem provável que não ganhassem nada de novo. Então, não foram à casa da senhora desta vez. E agora, quantos bolinhos foram por criança? 2/0 = ????
Nas palavras do Padre Quevedo, 2/0 non ecxiste! :P - Prove por Indução.
- A Identidade de Lagrange: o que Lagrange descobriu por não ter o que fazer.
- Escalonar um sistema gigante só pra descobrir que as soluções que eu achei não solucionam as equações :S
- As fórmulas imensas de Princípio da Inclusão-Exclusão, e os assuntos com nomes bonitos (Permutações Caóticas, Lemas de Kaplansky, Princípio da Reflexão e Princípio de Dirichlet).
- A questão de combinatória que eu tive o raciocínio mais lindo (e inesperado) que eu já consegui em uma prova :D
- O Parabolóide hiperbólico :o
- Descobrir que só existem dois dados cúbicos diferentes em jogos de tabuleiro e que em um grupo de 60 pessoas, com certeza pelo menos duas nasceram no mesmo dia do ano.
- Provas que valem mais de 10 :D
- As terríveis aulas de computação (essas eu prefiro esquecer :P).
- Fazer alguns bons amigos, inclusive os professores Adriano, Airton e Anete, grandes pessoas.
Bom finalmente estar no curso que eu quero =]]
Ah, mudei a música do blog. Essa agora é Miss Sarajevo, também de U2, com partipação especial de Luciano Pavarotti. Nos próximos dias eu faço um post sobre ela \o
Abração pessoal. Espero que minhas idéias voltem :P
Um comentário:
Era uma vez um lindo matemático que tinha um jeitinho todo seu. Ele era metade menino, metade homem. Menino, pois quando acertava aquelas continhas de matemática, seus olhos brilhavam e ele abria um sorriso completamente cativante e único. Homem, porque de tantas vezes sério, tinha uma preocupação e de tão disciplinado só tinha olhos para ela: a matemática ("negativo" é o meu saldo de amor). Bem, no final estou eu aqui. Também me apaixonei pela matemática, mas até hoje não consigo entender porque 2-1=0. Ou será que eu+você=par perfeito, tem a forma tão complexa, que chega a ser uma indeterminação? Porque esse rio não corre para o mar? Como expressar nas palavras, os gestos que queria fazer, as coisas que gostaria de ver, os belos amanhecer e entardecer que gostaria de viver com você? Não sei. Não sei também como cheguei a estas linhas. Só queria achar a reta que me levasse ao seu coração. Contudo, achei a prova de que ela é uma curva... e um infinito de paixão... Fico com tua existência, teu olhar e teu sorriso, que são para mim como águas de um oceano belo e desconhecido. E eu sei que você sabe quase sem querer, que eu quero o mesmo que você. Matemático, me ensina a calcular? Pois não sei viver sem te amar.
Postar um comentário