segunda-feira, 9 de junho de 2008

1º Período: Retrospectiva

Quase uma semana sem idéias. Pois é, essa foi minha versão de "Bloqueio de escritor" :P Como tou quase ficando de férias, decidi relembrar os momentos mais marcantes desse primeiro período na faculdade, e compartilhar eles com vocês :D Vamos lá.


  • Começar pelo começo eh bom né? Então, primeiro dia de aula, único dia que eu tive carona de mainha pra ir pra UFPE, um engarrafamento gigante, mais de 2 horas no carro, pra chegar lá de 19:30 e descobrir que não ia ter aula, só no dia seguinte :P

  • Ter aulas de conjuntos, funções, trigonometria, complexos, polinômios, matrizes, determinantes e sistemas lineares, tudo de novo.

  • Tentar aceitar que o pobre do zero não é natural.

  • A contra-positiva de "se n e m são inteiros pares, então n + m é par" é "se n + m é ímpar, então n ou m é ímpar". Mas quando n e m são ímpares, n + m é par, então a contra-positiva "deveria" ser "se n + m é ímpar, então ou n ou m é ímpar" na cabeça de um monte de gente da sala. Nas palavras de um aluno de Física: "É como se tipo, João ou Paulo vai ao cinema. Se os dois forem, é como se eles acabassem não indo." oO HUEAHUHUEAH Deu tilt :P. Só pra constar, a primeira contra-positiva tá certa, eh assim mesmo, apesar de parecer estranho.

  • Toda reta é uma curva :P

  • O Princípio da Indução. Você aprende ele mais ou menos no primeiro período, no segundo continua sabendo mais ou menos... No sexto continua sabendo mais ou menos... Você se forma e continua sabendo mais ou menos :P

  • Prove que a + b = b + a.

  • Demonstre o Binômio de Newton usando o Princípio da Indução (esse eu morro e não aprendo :P)

  • As questões impossíveis das listas de Matemática L1 e do livro de Princípio de Contagem.

  • Algumas pessoas escreveram na primeira prova de Analítica coisas do tipo 1/1 = 1/0 = 0/0. Isso levou o professor (grande mestre Adriano Pedrosa) a passar uma aula inteira contando essas historinhas que se seguem:

    a=b
    a²=ab (multiplicando a nos dois membros)
    a²-b²=ab-b² (agora subtraindo b² nos dois membros)
    (a+b)(a-b)=b(a-b) (simplificando)
    a+b=b (dividindo todo mundo por (a-b))
    b+b=b (pois a=b)
    2b=b
    2=1 (dividindo todo mundo por b)

    É claro que isso tá falso. 2 é 2 e 1 é 1. Mas, onde está o erro? Ele tá quando dividimos todo mundo por a-b. Como a=b, a-b = 0. Logo, estamos fazendo (a+b).0/0 = b.0/0. 0/0 é uma indeterminação, é igual a qualquer coisa. Não se pode escolher o valor dele e colocar numa conta qualquer. Pra lembrar disso, é só lembrar que, se 0/0 puder entrar nas contas, 2=1 =]

    A outra historinha agora. Uma senhora fazia bolinhos pra vender. No entanto, todos os dias, duas crianças pobres passavam pela casa dela pedindo algo de comer, e ela sempre que podia entregava alguns bolinhos a elas.

    Certo dia, as crianças chegaram lá, e a senhora lhes deu dois bolinhos. Quantos bolinhos foram entregues, por criança? 2/2 = 1 bolinho por criança. No dia seguinte, as vendas aumentaram, e a senhora não teve bolinhos para dar para as crianças, quando elas passaram lá, no final do expediente. Quantos bolinhos foram, por criança, dessa vez? 0/2 = 0 bolinho por criança.

    A senhora, então, para não decepcionar as crianças mais uma vez, separou logo dois bolinhos no começo do dia para dar a eles. No entanto, as crianças pararam pra pensar: se no primeiro dia elas ganharam dois bolinhos, e no segundo não ganharam nenhum, hoje era bem provável que não ganhassem nada de novo. Então, não foram à casa da senhora desta vez. E agora, quantos bolinhos foram por criança? 2/0 = ????

    Nas palavras do Padre Quevedo, 2/0 non ecxiste! :P

  • Prove por Indução.

  • A Identidade de Lagrange: o que Lagrange descobriu por não ter o que fazer.

  • Escalonar um sistema gigante só pra descobrir que as soluções que eu achei não solucionam as equações :S

  • As fórmulas imensas de Princípio da Inclusão-Exclusão, e os assuntos com nomes bonitos (Permutações Caóticas, Lemas de Kaplansky, Princípio da Reflexão e Princípio de Dirichlet).

  • A questão de combinatória que eu tive o raciocínio mais lindo (e inesperado) que eu já consegui em uma prova :D

  • O Parabolóide hiperbólico :o

  • Descobrir que só existem dois dados cúbicos diferentes em jogos de tabuleiro e que em um grupo de 60 pessoas, com certeza pelo menos duas nasceram no mesmo dia do ano.

  • Provas que valem mais de 10 :D

  • As terríveis aulas de computação (essas eu prefiro esquecer :P).

  • Fazer alguns bons amigos, inclusive os professores Adriano, Airton e Anete, grandes pessoas.
:D
Bom finalmente estar no curso que eu quero =]]

Ah, mudei a música do blog. Essa agora é Miss Sarajevo, também de U2, com partipação especial de Luciano Pavarotti. Nos próximos dias eu faço um post sobre ela \o

Abração pessoal. Espero que minhas idéias voltem :P

Um comentário:

Anônimo disse...

Era uma vez um lindo matemático que tinha um jeitinho todo seu. Ele era metade menino, metade homem. Menino, pois quando acertava aquelas continhas de matemática, seus olhos brilhavam e ele abria um sorriso completamente cativante e único. Homem, porque de tantas vezes sério, tinha uma preocupação e de tão disciplinado só tinha olhos para ela: a matemática ("negativo" é o meu saldo de amor). Bem, no final estou eu aqui. Também me apaixonei pela matemática, mas até hoje não consigo entender porque 2-1=0. Ou será que eu+você=par perfeito, tem a forma tão complexa, que chega a ser uma indeterminação? Porque esse rio não corre para o mar? Como expressar nas palavras, os gestos que queria fazer, as coisas que gostaria de ver, os belos amanhecer e entardecer que gostaria de viver com você? Não sei. Não sei também como cheguei a estas linhas. Só queria achar a reta que me levasse ao seu coração. Contudo, achei a prova de que ela é uma curva... e um infinito de paixão... Fico com tua existência, teu olhar e teu sorriso, que são para mim como águas de um oceano belo e desconhecido. E eu sei que você sabe quase sem querer, que eu quero o mesmo que você. Matemático, me ensina a calcular? Pois não sei viver sem te amar.