sábado, 14 de junho de 2008

"Mesmo as noites totalmente sem estrelas podem anunciar a aurora de uma grande realização."

A idéia do texto de hoje surgiu meio que do nada. Eu tava olhando pra essa imagem aqui do lado, e pensando. Apesar de tudo que aconteceu no último jogo entre Lakers e Boston, com meu time perdendo depois de ter uma vantagem de 24 pontos, e de nunca numa final um time ter conseguido virar uma série após estar perdendo por 3 a 1, a gente continua tendo esperança de que as coisas vão dar certo, e que Quinta-Feira o Lakers fará história, apesar de tudo apontar pro contrário.

E aí comecei a pensar. De onde brota a esperança nas pessoas? Nas condições mais improváveis, surge esse sentimento que une as pessoas a favor de uma causa, ou guia um indivíduo no caminho de seus sonhos, como o título do post de hoje indica, numa frase de Martin Luther King.

"Ela só tem alma, explicou meu filho e, como filhos são uma surpresa para nós, descobri com surpresa que ele falava das duas esperanças." Assim como aconteceu com Clarice, uma vez também uma esperança pousou perto de mim, minha irmã e minha mãe, numa viagem que fizemos muito tempo atrás. A esperança se perdeu quando meu pai chegou e botou o pobre inseto pra fora. Isso tudo, claro, figurativamente, pois como já diz o clichê, ela é a última que morre.

Ter esperança é mais ou menos um pré-requisito na busca da felicidade, assunto já abordado algumas vezes aqui. Sem ela, o "nunca dar-se por satisfeito" pode cair por terra assim que nos depararmos com maiores dificuldades na nossa jornada.

O que alimenta a esperança, na verdade, é a nossa fé. Não podemos interferir em todos os acontecimentos de nossa vida, em outras palavras, no que muitos entendem por destino. Podemos trabalhar duro para escrever a nossa história, e esperar que Deus, ou alguma entidade superior em que acreditemos, escreva com carinho as páginas de nossas vidas.

Daí, por exemplo, aparece a esperança de que seu amor por uma pessoa seja recíproco. Surge a fé de um trabalhador de subir na vida, ganhar dinheiro e dar uma vida melhor a sua família. Aparece o papel de um médico, de dar esperança a seus pacientes de que eles podem ser curados, sendo a fé muito importante em casos positivos na medicina. Ou, para mim, a longo prazo, lutar afim de conquistar meus sonhos, e num momento mais próximo, torcer o melhor que eu puder pra tentar ajudar meu time a vencer, mesmo a tantos quilômetros de distância =]

Um comentário:

Cássio disse...

O resultado apontou o contrário!
¬¬"
Tu deverias divulgar esse teu blog!
http://oediporei.zip.net/
passa lá se poder!
abraços.