domingo, 29 de junho de 2008

Albert Einstein - Citações

"Existem apenas duas maneiras de ver a vida. Uma é pensar que não existem milagres e a outra é que tudo é um milagre."

"É mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito."

"Existem apenas duas coisas infinitas - o Universo e a estupidez humana. E não tenho tanta certeza quanto ao Universo."

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original."

"Não se preocupe muito com as suas dificuldades em Matemática, posso assegurar-lhe que as minhas são ainda maiores."

"A Matemática pura é, à sua maneira, a poesia das idéias lógicas." :D

"Não sei como será a 3a Guerra Mundial, mas posso te dizer como será a Quarta: Com paus e pedras."

"Você entende a relatividade quando vê que 1 hora com a sua namorada parece 1 minuto, e 1 minuto sentado num formigueiro parece 1 hora."

"O tempo e o espaço são modos pelos quais pensamos e não condições nas quais vivemos."

"A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação envolve o mundo."

"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário."

"A vida é como andar de bicicleta. Para manter seu equilíbrio você deve continuar em movimento."

"Educação é aquilo que fica depois que se esquece tudo que se aprendeu na escola."

"O problema do homem não está na bomba atómica, mas no seu coração."

"A Vida de um indivíduo só faz sentido se ajuda a tornar a vida das demais criaturas mais nobres e mais bela."

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Basquetebol: uma metáfora da vida.

Me perguntam as vezes porque que eu gosto tanto de basquete. Essas imagens ajudam a explicar um pouquinho do que é o basquetebol:
































































































Como explicar a vida sem o basquete?

Autor desconhecido. Imagens retiradas de um email que eu recebi uns tempos atrás.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Stay (Faraway, So Close!) ao vivo em Boston, em 2001

Essa música é foda :P Nova música do blog, Stay (Faraway, So Close!), também de U2 pra variar.

A versão do vídeo é a melhor que eu vi até agora dela. Foi em Boston, em 2001.

Letra: http://letras.terra.com.br/u2/1048917/
Tradução: http://letras.terra.com.br/u2/1048918/

sexta-feira, 20 de junho de 2008

O Rio de Pavarotti

"Você diz que o rio
Encontra seu caminho para o mar
E assim como o rio
Você virá para mim
Além das fronteiras
E dos desertos
Você diz que, como o rio
Semelhante ao rio
O amor virá"

Bem, eu acredito em Pavarotti e Bono =] Pra quem não sabe esse eh quase todo o trecho em italiano da música do blog, Miss Sarajevo.

sábado, 14 de junho de 2008

"Mesmo as noites totalmente sem estrelas podem anunciar a aurora de uma grande realização."

A idéia do texto de hoje surgiu meio que do nada. Eu tava olhando pra essa imagem aqui do lado, e pensando. Apesar de tudo que aconteceu no último jogo entre Lakers e Boston, com meu time perdendo depois de ter uma vantagem de 24 pontos, e de nunca numa final um time ter conseguido virar uma série após estar perdendo por 3 a 1, a gente continua tendo esperança de que as coisas vão dar certo, e que Quinta-Feira o Lakers fará história, apesar de tudo apontar pro contrário.

E aí comecei a pensar. De onde brota a esperança nas pessoas? Nas condições mais improváveis, surge esse sentimento que une as pessoas a favor de uma causa, ou guia um indivíduo no caminho de seus sonhos, como o título do post de hoje indica, numa frase de Martin Luther King.

"Ela só tem alma, explicou meu filho e, como filhos são uma surpresa para nós, descobri com surpresa que ele falava das duas esperanças." Assim como aconteceu com Clarice, uma vez também uma esperança pousou perto de mim, minha irmã e minha mãe, numa viagem que fizemos muito tempo atrás. A esperança se perdeu quando meu pai chegou e botou o pobre inseto pra fora. Isso tudo, claro, figurativamente, pois como já diz o clichê, ela é a última que morre.

Ter esperança é mais ou menos um pré-requisito na busca da felicidade, assunto já abordado algumas vezes aqui. Sem ela, o "nunca dar-se por satisfeito" pode cair por terra assim que nos depararmos com maiores dificuldades na nossa jornada.

O que alimenta a esperança, na verdade, é a nossa fé. Não podemos interferir em todos os acontecimentos de nossa vida, em outras palavras, no que muitos entendem por destino. Podemos trabalhar duro para escrever a nossa história, e esperar que Deus, ou alguma entidade superior em que acreditemos, escreva com carinho as páginas de nossas vidas.

Daí, por exemplo, aparece a esperança de que seu amor por uma pessoa seja recíproco. Surge a fé de um trabalhador de subir na vida, ganhar dinheiro e dar uma vida melhor a sua família. Aparece o papel de um médico, de dar esperança a seus pacientes de que eles podem ser curados, sendo a fé muito importante em casos positivos na medicina. Ou, para mim, a longo prazo, lutar afim de conquistar meus sonhos, e num momento mais próximo, torcer o melhor que eu puder pra tentar ajudar meu time a vencer, mesmo a tantos quilômetros de distância =]

segunda-feira, 9 de junho de 2008

1º Período: Retrospectiva

Quase uma semana sem idéias. Pois é, essa foi minha versão de "Bloqueio de escritor" :P Como tou quase ficando de férias, decidi relembrar os momentos mais marcantes desse primeiro período na faculdade, e compartilhar eles com vocês :D Vamos lá.


  • Começar pelo começo eh bom né? Então, primeiro dia de aula, único dia que eu tive carona de mainha pra ir pra UFPE, um engarrafamento gigante, mais de 2 horas no carro, pra chegar lá de 19:30 e descobrir que não ia ter aula, só no dia seguinte :P

  • Ter aulas de conjuntos, funções, trigonometria, complexos, polinômios, matrizes, determinantes e sistemas lineares, tudo de novo.

  • Tentar aceitar que o pobre do zero não é natural.

  • A contra-positiva de "se n e m são inteiros pares, então n + m é par" é "se n + m é ímpar, então n ou m é ímpar". Mas quando n e m são ímpares, n + m é par, então a contra-positiva "deveria" ser "se n + m é ímpar, então ou n ou m é ímpar" na cabeça de um monte de gente da sala. Nas palavras de um aluno de Física: "É como se tipo, João ou Paulo vai ao cinema. Se os dois forem, é como se eles acabassem não indo." oO HUEAHUHUEAH Deu tilt :P. Só pra constar, a primeira contra-positiva tá certa, eh assim mesmo, apesar de parecer estranho.

  • Toda reta é uma curva :P

  • O Princípio da Indução. Você aprende ele mais ou menos no primeiro período, no segundo continua sabendo mais ou menos... No sexto continua sabendo mais ou menos... Você se forma e continua sabendo mais ou menos :P

  • Prove que a + b = b + a.

  • Demonstre o Binômio de Newton usando o Princípio da Indução (esse eu morro e não aprendo :P)

  • As questões impossíveis das listas de Matemática L1 e do livro de Princípio de Contagem.

  • Algumas pessoas escreveram na primeira prova de Analítica coisas do tipo 1/1 = 1/0 = 0/0. Isso levou o professor (grande mestre Adriano Pedrosa) a passar uma aula inteira contando essas historinhas que se seguem:

    a=b
    a²=ab (multiplicando a nos dois membros)
    a²-b²=ab-b² (agora subtraindo b² nos dois membros)
    (a+b)(a-b)=b(a-b) (simplificando)
    a+b=b (dividindo todo mundo por (a-b))
    b+b=b (pois a=b)
    2b=b
    2=1 (dividindo todo mundo por b)

    É claro que isso tá falso. 2 é 2 e 1 é 1. Mas, onde está o erro? Ele tá quando dividimos todo mundo por a-b. Como a=b, a-b = 0. Logo, estamos fazendo (a+b).0/0 = b.0/0. 0/0 é uma indeterminação, é igual a qualquer coisa. Não se pode escolher o valor dele e colocar numa conta qualquer. Pra lembrar disso, é só lembrar que, se 0/0 puder entrar nas contas, 2=1 =]

    A outra historinha agora. Uma senhora fazia bolinhos pra vender. No entanto, todos os dias, duas crianças pobres passavam pela casa dela pedindo algo de comer, e ela sempre que podia entregava alguns bolinhos a elas.

    Certo dia, as crianças chegaram lá, e a senhora lhes deu dois bolinhos. Quantos bolinhos foram entregues, por criança? 2/2 = 1 bolinho por criança. No dia seguinte, as vendas aumentaram, e a senhora não teve bolinhos para dar para as crianças, quando elas passaram lá, no final do expediente. Quantos bolinhos foram, por criança, dessa vez? 0/2 = 0 bolinho por criança.

    A senhora, então, para não decepcionar as crianças mais uma vez, separou logo dois bolinhos no começo do dia para dar a eles. No entanto, as crianças pararam pra pensar: se no primeiro dia elas ganharam dois bolinhos, e no segundo não ganharam nenhum, hoje era bem provável que não ganhassem nada de novo. Então, não foram à casa da senhora desta vez. E agora, quantos bolinhos foram por criança? 2/0 = ????

    Nas palavras do Padre Quevedo, 2/0 non ecxiste! :P

  • Prove por Indução.

  • A Identidade de Lagrange: o que Lagrange descobriu por não ter o que fazer.

  • Escalonar um sistema gigante só pra descobrir que as soluções que eu achei não solucionam as equações :S

  • As fórmulas imensas de Princípio da Inclusão-Exclusão, e os assuntos com nomes bonitos (Permutações Caóticas, Lemas de Kaplansky, Princípio da Reflexão e Princípio de Dirichlet).

  • A questão de combinatória que eu tive o raciocínio mais lindo (e inesperado) que eu já consegui em uma prova :D

  • O Parabolóide hiperbólico :o

  • Descobrir que só existem dois dados cúbicos diferentes em jogos de tabuleiro e que em um grupo de 60 pessoas, com certeza pelo menos duas nasceram no mesmo dia do ano.

  • Provas que valem mais de 10 :D

  • As terríveis aulas de computação (essas eu prefiro esquecer :P).

  • Fazer alguns bons amigos, inclusive os professores Adriano, Airton e Anete, grandes pessoas.
:D
Bom finalmente estar no curso que eu quero =]]

Ah, mudei a música do blog. Essa agora é Miss Sarajevo, também de U2, com partipação especial de Luciano Pavarotti. Nos próximos dias eu faço um post sobre ela \o

Abração pessoal. Espero que minhas idéias voltem :P

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Sem criatividade =x

Tou sem saber sobre o que escrever ultimamente, então hoje vai uma recuperação de dois tópicos abordados há duas semanas: o último episódio da temporada de Lost, e a aposentadoria de Guga. Vamos lá.

Que último capítulo hein. Quem ainda não viu e não quiser ler spoilers não leia :P Briga linda entre Sayid e Keamy, que no fim levou dois tiros nas costas mas não morreu por conta de um colete milagroso à prova de balas. Voltou e foi atrás de Ben na Orquídea (detalhe que ele já sabia exatamente onde era a passagem secreta, enquanto Locke demorou séculos pra encontrar... Provavelmente Charles Widmore, patrão dele, já teve mesmo na Ilha antes), e foi esfaqueado por ele, como vingança por ter matado a filha de Ben a sangue frio alguns episódios antes.

Locke se junta aos outros pra finalmente ser seu líder, e Ben sai da Ilha pra por enquanto nunca mais voltar, indo parar provavelmente onde o flashforward dele mostrou, na Tunísia, um ano depois. A Ilha sumindo literalmente foi engraçado. Pobre Sawyer, que não sabe que os amigos foram resgatados, acha que eles explodiram junto do navio e seu ato de heroísmo de pular do helicóptero pra que eles conseguissem chegar lá foi em vão. Quando o navio explodiu foi triste, a morte de Jin e o desespero de Sun, que tava salva no helicóptero. O pai de Jack aparecer pra Michael e dizer que ele tava livre (pra morrer) foi macabro.

Pensei que Desmond ia morrer quando o helicoóptero caiu na água. Foi tenso. E o melhor de tudo foi que logo depois ele se reencontrou com Penny (e com os "brasileiros" perdidos do final da 2ª temporada :P). Mataram Locke no futuro, e os 6 que saíram da Ilha vão ter que voltar de alguma forma. Será que isso é um truque de Ben pra voltar pra Ilha? E se ela quer que eles voltem, pq ela se manifestou no sonho de Kate dizendo pra ela não levar Aaron de volta? Será que Locke morreu mesmo? E será que quando ele estiver na Ilha de novo, ele "revive" igual ao pai de Jack? Pra onde/quando foi a Ilha, e o que aconteceu lá pra, segundo Locke, as coisas ficarem muito piores lá depois que o pessoal saiu?

Respostas, só ano que vem... :P

E Gustavo Kuerten também teve o último episódio de sua carreira. Perdeu pro francês Paul-Henri Mathieu, num jogo bem emocionante pelas circunstâncias. O vídeo que a ESPN passou antes do jogo sobre a aposentadoria dele, com imagens de vitórias, e várias pessoas comentando sobre o fato, e agradecendo a ele por tudo, foi muito bonito.

Eu outro dia tava vendo os últimos 2 games da vitória dele sobre Sampras, em Lisboa no ano 2000, e relembrava como eram intensos seus jogos, e como eu me empolgava com os momentos e com grandes jogadas. No ponto mais bonito do jogo chega me vi pulando da cadeira/rede/sofá, vibrando e gritando, como de costume, e como com certeza eu fiz naquele Sábado no começo de Dezembro, há quase 8 anos.

Valeu Guga. Valeu pelas lembranças, e por tudo que você fez pelo esporte brasileiro. Pelo menos por este fã, você nunca será esquecido.

domingo, 1 de junho de 2008

Sunday Bloody Sunday - U2

"Sunday Bloody Sunday" é a primeira música do álbum War, de 1983, da banda irlandesa U2. A música trata dos problemas entre as Irlandas, resultado dos conflitos entre Católicos e Protestantes, e da ação de grupos terroristas como o IRA. O título remonta aos episódios conhecidos como "Domingo Sangrento" na história dos dois países, o primeiro em 21 de Novembro de 1920 em Dublin, durante a Guerra da Independência da Irlanda, que levou à morte de mais de 30 pessoas; o segundo, em 30 de Janeiro de 1972, um incidente ocorrido em Derry, Irlanda do Norte, no qual 26 defensores dos Direitos Civis foram mortos pelo exército britânico.

As primeiras versões da música geraram muita controvérsia, e Bono, vocalista da banda, teve que lembrar várias vezes antes de começarem a tocar que esta "não era uma música rebelde". O baterista Larry Mullen Jr. disse uma vez que "Nós falamos da política das pessoas, nós não falamos sobre política. Como quando você fala sobre a Irlanda do Norte, "Sunday Bloody Sunday" as pessoas meio que pensam, 'Ah, aquele dia em que 13 Católicos foram assassinados por soldados britânicos... Não é disso que a música fala. Esse foi um incidente, o mais famoso incidente na Irlanda do Norte e é a maneira mais forte de dizer, 'Por quanto tempo mais? Quanto tempo ainda temos que aguentar isso?' Não me importa quem é quem - Católicos, Protestantes, que seja. Você sabe que pessoas estão morrendo todo dia por causa de ódio, e você diz por quê? Por que motivo? Há poucas bandas que dizem, 'por quê vocês simplesmente não baixam as armas?' Há muitas bandas escolhendo lados pra defender dizendo que política não presta, etc. Bem, e daí! A verdadeira batalha é que pessoas estão morrendo, esta é a verdadeira batalha."

A canção começa com uma batida que lembra a usada pra manter uma tropa no passo, e a torna facilmente reconhecível em qualquer show. Os versos, como "I can't believe the news today... I can't close my eyes and make it go away... How long, how long must we sing this song?" ("Não posso acreditar nas notícias de hoje... Não posso fechar os olhos e fazer tudo desaparecer... Até quando, até quando teremos que continuar cantando esta canção?") mostram a indignação com a violência na Irlanda. Mais pra frente, ela toma um rumo mais religioso, fazendo um paralelo entre esses dois Domingos e o Domingo de Páscoa ("The real battle just begun. To claim the victory Jesus won, on a... Sunday Bloody Sunday..." - "A batalha verdadeira acabou de começar. Reivindicar a vitória que Jesus teve, em um... Domingo, Domingo Sangrento...").

A versão que vocês podem ouvir aqui no blog foi gravada em 8 de Novembro (belo dia esse :P) de 1987, em Denver, EUA, e está no documentário Rattle and Hum. Bono chegou a dizer uma vez que a música "se tornou real" neste dia, e que provavelmente nunca mais a tocariam de novo por conta disso. Pra nossa sorte, eles voltaram a tocar depois de muito tempo, na turnê PopMart, em Sarajevo, em 1997, num show bastante marcante, em uma versão solo do guitarrista The Edge, e continuou a ser tocada assim no resto da turnê. Nas duas turnês seguintes, Elevation e Vertigo, ela voltou a ser uma das marcas registradas da banda.

Nessa versão, em especial, Bono faz um discurso no meio da música:

"E deixem-me contar uma coisa. Já tive o bastante de Irlandeses que moram nos EUA que não voltam pro seu país há mais de 20 ou 30 anos virem e me falarem sobre a Resistência, a revolução na sua terra natal... E a GLÓRIA da revolução... E a glória de MORRER pela revolução. Foda-se a revolução! Eles não falam sobre a glória de matar em nome da revolução. Qual a glória de tirar um homem de sua cama e atirar nele em frente de sua esposa e filhos? Qual a glória nisso? Onde está a glória de atirar bombas numa parada de pensionistas de terceira idade no 'Dia da Lembrança', com suas medalhas tiradas e polidas pro dia? Onde está a glória nisso? Deixá-los morrendo ou aleijados pela vida inteira ou mortos em nome da revolução, que a maioria das pessoas no meu país não querem."

E aí Bono começa, em todos os shows, a gritar junto do público "No More!" (Não mais!), um dos momentos mais intensos de cada show da banda, conhecida por realizar inúmeras versões ao vivo inesquecíveis.

Na turnê Vertigo, a banda começou a usar como campanha durante a música a palavra Coexist, escrita com símbolos de 3 religiões diferentes: a Lua crescente, do islamismo; a estrela de David, do judaísmo; e a cruz, do cristianismo, tornando a canção definitivamente uma forma de protesto universal contra a violência, como os membros da banda queriam inicialmente.

"Sunday Bloody Sunday" foi escolhida em 2004 pela revista Rolling Stone como uma das 500 melhores músicas de todos os tempos (268ª), uma das 6 músicas de U2 a entrarem na lista (as outras foram One, With or Without You, Pride (In the Name of Love), I still haven't found what I'm looking for e New Year's Day, esta última também do álbum War). Seu clipe pode ser visto no youtube, uma versão ao vivo em 1983, em meio a chuva e tochas acesas no alto do palco, com Bono cantando parte da música segurando uma bandeira branca. Esse dia foi eleito, também pela Rolling Stone, um dos 50 momentos que mudaram a História do Rock and Roll.

Pra quem quiser, a letra da música está em http://letras.terra.com.br/u2/385206/ e a tradução, em http://letras.terra.com.br/u2/69425/ .