sexta-feira, 23 de maio de 2008

A despedida de um campeão


11 anos depois de, saindo praticamente do anonimato, conquistar o torneio de Roland Garros, na França, Gustavo Kuerten encerra sua carreira, no mesmo palco que o consagrou. Será a última competição disputada pelo melhor tenista brasileiro de todos os tempos.


Ainda lembro como se fosse ontem os grandes jogos de Guga no começo da década. Cresci acompanhando suas partidas, torcendo por ele, que representava, pelo menos pra mim, que o sucesso poderia estar ao alcance de todos. Guga saiu de um país sem nenhum incentivo pro tênis, não tinha um tipo físico muito apropriado pro esporte (sempre foi bem alto e magro). Apesar disso, com uma raça memorável, e com uma esquerda, principalmente na paralela, lindíssima, chegou ao topo do mundo.


Nunca vou esquecer das horas que passei grudado na televisão assistindo a tantos grandes jogos. Grandes vitórias como sobre os americanos Pete Sampras e Andre Agassi em Lisboa em 2000, viradas inesquecíveis como sobre o russo Kafelnikov e o espanhol Ferrero em 2000 em Roland Garros, contra o bielorrusso Mirnyi em Nova Iorque em 2001, e vitorias incriveis como na final de Hamburgo contra o russo Marat Safin em 2000, Ferrero e Kafelnikov de novo em 2001 na França, o australiano Patrick Rafter em Cincinatti, e os inesquecíveis 3 sets a zero contra Roger Federer, então numero 1 do mundo, em Roland Garros em 2004.


O legado de Guga, por mais que muitos o critiquem, nunca será esquecido. Algo que muitas pessoas não compreendem, é que Kuerten não precisava tentar jogar e voltar a competir nesses ultimos anos, ele já tinha dinheiro suficiente para sustentar ate a 4ª geração da família dele. Mas como eu disse no último post, nunca devemos desistir de nossos sonhos, e ele perseguiu seu sonho de voltar a jogar, até perceber que seu corpo não suportava mais.


"Não é que eu não queira realmente jogar mais, eu peço desculpa, mas é que realmente eu não consigo mais". Você não precisa pedir desculpas, Guga. Nós que temos que agradecer por tudo que você fez pelo esporte brasileiro, e por tantos momentos felizes que você nos proporcionou.


Muito obrigado, e que esse último Roland Garros também seja inesquecível, como um grande campeão como você merece.

Nenhum comentário: