sexta-feira, 23 de maio de 2008

Paradoxo do Relógio


Em 1905, Albert Einstein enunciou sua Teoria da Relatividade Restrita, abalando alicerces da Física Clássica, e quebrando vários paradigmas do senso comum, entre eles, o fato de o tempo parecer absoluto.

Einstein mostrou que, para observadores em referenciais diferentes, as coisas acontecem de maneira diferente, quando se move em velocidades próximas à da luz. Por exemplo, se existisse um carro que pudesse andar tão rapido assim, para um observador na calçada, o carro pareceria mais fino no sentido do movimento. O tempo também correria mais devagar em altas velocidades, e esse é o ponto principal desse post :P

Há uns 2 meses ganhei um relogio do meu pai. Ultimamente não tenho tido muita sorte com relogios, todos os que eu tinha quebravam aqueles pinos que seguram a pulseira, aí painho achou esse que não tinha pino e comprou pra mim, lá em Natal. Até aí beleza, ótimo né. Só que esse relogio adianta absurdamente mais que qualquer relogio normal.

Logo que eu ganhei ele, ajustei a hora com a do meu celular e a do relogio antigo. Agora a hora do relogio novo tá 12 minutos (!) adiantada em relação à dos outros dois. Como assim?

Dizem que quem só tem um relogio sempre sabe a hora certa. Quem tem dois só sabe a média. Muito estranho esse relogio. O tempo tambem passa diferente pra ele, pelo visto. Mas se passa diferente pro relógio, devia passar do mesmo jeito pro celular, que também sempre tá comigo. Ou então, como meu amigo Thiago Tanaka disse, como eu ando mexendo os braços, essa "velocidade relativa" de um relogio em relaçao ao outro faz os tempos serem diferentes.

Mas, segundo Einstein, quem tá na velocidade maior tem uma variaçao de tempo menor.

Seria meu relogio uma exceção da Teoria da Relatividade? O "Paradoxo do Relógio"? Ou eh so um relogio com defeito? Você decide :P

4 comentários:

Juh disse...

acho que teu relogio tem problemas mesmo o-o
o de amanda era assim xD
a gente ajustava os relogios na mesma hora
umas semanas depois o dela tava adiantado :O
o tempo passa mais rapido pra vcs xDD

=**

Anônimo disse...

Cara, um relógio com defeito não tem nada a ver com física ou Einstein. Só existe um tipo de relógio que marca exatamente o tempo, e ele é chamado relógio atômico.

Anônimo disse...

viado corno bicha to procurando um assunto serio e vem um blog de bosta desse fala essa merda eh obvio que seu relógio tem problema mecânico seu viado ow sua vida eh um puta de um tedio corno maldito

João Gondim disse...

Lol. Hueauheuhauh :D